Defesa de Dissertação da Mestranda Alessandra Hellbrugge

27/04/2020 22:28

  

No dia 20 de fevereiro de 2019 ocorreu a defesa de dissertação da mestranda do PPGBQA/UFSC, Alessandra Hellbrugge, com o tema “Exposição materna ao Herbicida a base de glifosato e sua relação com a microbiota, histomorfologia intestinal e estado redox no duodeno e cólon da prole”. A banca do dia contou com a presença da Profa. Dra. Ariane Zamoner Pacheco de Souza (orientadora), Profa. Dra. Maria Luiza Bazzo e a Profa. Dra. Rozangela Curi Pedrosa.

O trabalho teve como objetivo investigar as mudanças na microbiota intestinal, bem como alterações bioquímicas e histomorfológicas no duodeno e cólon final de ratos imaturos após a exposição materna ao herbicida a base de glifosato (HBG) e concluiu que, a exposição ao HBG durante este período gestacional e lactacional, induz alterações significativas na microbiota, estresse oxidativo, inflamação e alterações ultra estruturais no intestino de ratos imaturos.

Uma vez entendidos estes desfechos e tendo o conhecimento da importância na relação saúde/doença destes desfechos bioquímicos e fisiológicos nos indivíduos, discutiu-se que trabalhos desta magnitude e direcionamento trazem luz a necessidade de mais investigações dos efeitos dos agrotóxicos na relação saúde/doença no organismo, além de instigar a busca por ferramentas e medidas para impedir ou reduzir os efeitos negativos desta exposição na população e melhorar sua segurança e qualidade de vida.

Para leitura da dissertação, acesse o repositório institucional da UFSC em: https://repositorio.ufsc.br

Da esquerda para direita: Rozangela C. Pedrosa, Maria L. Bazzo, Alessandra Hellbrugge e Ariane Z. P. de Souza

Comments