Novembro Roxo
………………………………………………………..………………………………………………………..
Dia 17 de novembro é considerado o Dia Mundial da Prematuridade, criado para sensibilizar a população acerca deste problema de saúde pública. De acordo com o Ministério da Saúde, 340 mil bebês nascem prematuros todo ano no Brasil. O bebê é considerado prematuro quando nasce antes das 37 semanas de gestação. Ademais, a prematuridade é uma questão de saúde pública e pode oferecer alguns riscos à saúde do recém-nascido, por isso, exige uma série de cuidados multidisciplinares. Lembrando que os cuidados aos prematuros devem ocorrer não só durante o período neonatal, mas também ao longo de toda a infância, uma vez que apresentam particularidades sobre o crescimento, desenvolvimento e possíveis comorbidades relacionadas à prematuridade.
.
É possível apontar que existem fatores de risco que podem culminar para o nascimento de bebês prematuros, como: parto prematuro anterior; estar grávida de mais de um bebê (gêmeos, trigêmeos ou mais); problemas com o útero ou colo; problemas crônicos de saúde na mãe, como pressão arterial elevada, diabetes e distúrbios de coagulação; determinadas infecções durante a gravidez; tabagismo, uso de álcool ou uso de drogas ilegais durante a gravidez. No entanto, alguns estudos vêm apontando que a exposição crônica aos agrotóxicos na gravidez pode ser considerada fator de risco para prematuridade. Por isso, devemos ressaltar a importância do acompanhamento pré-natal que é essencial para prevenir, diagnosticar e tratar precocemente possíveis complicações para a mãe e/ou para o bebê.
Fonte:
LOPES, J. Novembro Roxo conscientiza sobre cuidados e prevenção da prematuridade. Disponível em: encurtador.com.br/pCGKY. Acesso em: 17 nov 2022.
CREMONESE, C. et al. Exposição a agrotóxicos e eventos adversos na gravidez no Sul do Brasil, 1996-2000. Cad. Saúde Pública, v. 28, n. 7, 2012.
Comments