Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência
11 de Fevereiro – Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência
No ano de 2015, a Assembléia das Nações Unidas instituiu o dia 11 de Fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.
Durante muitos anos as mulheres foram excluídas da educação, sendo discriminadas e consideradas inferiores quanto à capacidade intelectual e cognitiva em detrimento dos homens. No entanto, com o avanço das lutas feministas, as mulheres passaram a ocupar mais espaços de poder, na educação e na ciência demonstrando a grande capacidade que temos.
O secretário de geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antônio Guterres, ressalta que, em pleno ano de 2023, as mulheres representam menos de um terço da força de trabalho na ciência, na tecnologia, na engenharia e na matemática.
Guterres destaca ainda que mais mulheres e meninas na ciência significam melhores resultados na ciência. Aponta que “elas trazem mais diversidade à investigação, aumentam o leque de profissionais na área e proporcionam novas perspectivas à ciência e à tecnologia, beneficiando todos”.
Sob a liderança da Unesco e da ONU Mulheres, esta data é marcada por acontecimentos em diversos países, com atividades que visam dar visibilidade ao papel e às contribuições fundamentais das mulheres nas áreas de pesquisa científica e tecnológica.
Hoje, as mulheres já ocupam muitos espaços na ciência, porém ainda menor do que os homens, na maioria das vezes por falta de oportunidade e graças aos papéis de gênero que são estabelecidos na sociedade, nos quais a mulher se enquadra nos locais domésticos e maternos enquanto os homens nos de trabalho. Mas o dia de hoje serve justamente para quebrar este paradigma e dizer que o lugar de mulher é onde ela quiser! inclusive na ciência!
Fonte
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU. Mulheres e Meninas na Ciência trazem ainda mais resultados. ONU News. 2023. Acesso em: 11 fev 2023. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2023/02/1809607
Comments