Palestra Internacional: “Paternal Epigenetic Inheritance: A man’s exposome may impact health of his unborn children and grandchildren”
É com grande satisfação, divulgamos a visita à UFSC do pesquisador Prof Dr Oskar Karlsson, do Departamento de Ciências Ambientais, da Universidade de Estocolmo. O Prof Karlsson visitou o Laboratório de Bioquímica e Sinalização Celular, coordenado pela Profa Ariane Zamoner Pacheco de Souza no Departamento de Bioquímica da UFSC. Por ocasião desta visita, o Professor Dr Oskar Karlsson ministrou hoje, dia 29 de março de 2022, uma conferência apresentando o papel da herança epigenética paterna com ênfase para como expossoma de um homem pode afetar a saúde de seus filhos e netos não nascidos.
Nesta oportunidade, foi realizada a primeira atividade presencial no auditório do Centro de Ciências Biológicas da UFSC. Embora esta atividade não tenha sido a inauguração formal do auditório, o LaBioSignal agradece a direção do Centro por ter disponibilizado o espaço físico para esta atividade e a participação do diretor do Centro, Prof Dr Alexandre Verzani Nogueira, que prestigiou a atividade.
Durante a palestra, o Prof Karlsson, discutiu sobre os potenciais impactos da exposição contínua à poluentes e diferentes compostos químicos produzidos pelo homem que são uma ameaça à biota e à saúde humana. Essas exposições podem, em conjunto com outros estressores, causar efeitos adversos, isoladamente ou por meio de interações complexas.
O pesquisador discutiu sobre o conceito de expossoma, que pode ser definido como a exposição ambiental cumulativa ao longo da vida de um indivíduo e as respostas biológicas relacionadas. Nossa resposta às exposições atuais e vulnerabilidade a doenças é influenciada pela genética, epigenética, fisiologia e estado de saúde, que envolvem alterações nas vias biológicas induzidas por exposições anteriores. Pode até ser influenciado pelas exposições de seus pais ou avós.
Na concepção, os gametas fornecem não apenas o material genético para formar um embrião, mas também informações epigenéticas adicionais que podem refletir as exposições e comportamentos de estilo de vida de ambos os pais.
A diminuição alarmante na contagem de espermatozoides e pesquisas indicando possível transmissão paterna do fenótipo por meio de mecanismos epigenéticos mostram que pesquisas sobre fatores de risco e implicações são urgentemente necessárias. O objetivo do grupo do Prof Karlsson é integrar sistemas de modelos experimentais, ferramentas computacionais e ômicas e pesquisas epidemiológicas para aumentar a compreensão de se e como as exposições ambientais podem afetar a saúde reprodutiva masculina e seus filhos por meio da herança epigenética paterna.
Foi uma tarde bastante proveitosa, onde tivemos a oportunidade de discutir ciência.
A palestra contou com cerca de 50 participantes, dentre os quais estudantes de graduação, pós-graduação, servidores docentes e técnico-administrativos.
O LaBioSignal e a Profa Ariane agradecem a participação de todos.
Comments